GCO Mentoring

logo-mentoring

Nínguem é super herói na liderança

Você sabia que a solidão é um desafio enfrentado por muitos líderes corporativos? Uma pesquisa recente da Harvard Business Review revelou que cerca de 50% dos CEOs entrevistados se sentem isolados em seus cargos, e esse sentimento tem impactos negativos no desempenho de pelo menos 61% deles. Entre os líderes que assumiram a posição pela primeira vez, a solidão chega a atingir incríveis 70%.

A solidão na liderança é uma questão complexa e vai além da presença física de outras pessoas. Líderes enfrentam a responsabilidade de tomar decisões que afetam suas vidas pessoais, o clima organizacional e o mercado de trabalho como um todo.

Para enfrentar esse desafio, é importante que os líderes façam uma jornada de autoconhecimento, gerenciando seus próprios sentimentos de forma aberta e compassiva. Reconhecer a solidão é o primeiro passo para buscar soluções.

Desenvolver habilidades de escuta, tanto consigo mesmo quanto com os outros, promove uma cultura de colaboração e alivia o peso da gestão.

Liderar não significa estar isolado. Conectar-se com sua equipe é essencial para alcançar o sucesso da empresa. Crie canais de comunicação, ouça, reflita, celebre e contribua. Lembre-se de que é importante acreditar no propósito dessas ações e evitar atuações robotizadas.

Por fim, equilibrar seus papéis é fundamental. Você não é apenas um líder corporativo. Mantenha rotinas saudáveis, relacionamentos fortes e momentos prazerosos em sua vida pessoal. Vista a camisa da organização, mas também permita-se relaxar e aproveitar o tempo com familiares e amigos.

E se eu pudesse te deixar a dica de ouro seria: converse com seus pares, com o RH, busque aliados, mentores, pessoas que possam te ouvir, dar dicas e encurtar alguns caminhos. Desista de ser o super herói. Ninguém é.

AN